sexta-feira, 22 de abril de 2011

Formar figuras

Grupo 5 (4 e 5 anos)
Título: Formar figuras
Âmbito: Conhecimento de mundo
Eixo: Matemática
Conteúdo:
- Utilização da contagem oral nas brincadeiras e em situações de jogos.
- Explicitação e/ou representação da posição de pessoas e objetos, utilizando vocabulário pertinente
nos jogos, nas brincadeiras e nas diversas situações nas quais as crianças considerarem necessário
essa ação.
- Representações bidimensionais de objetos.
Objetivo:
- Compor uma cena utilizando palitos coloridos.
- Representar objetos e demais elementos por meio da utilização de palitos dispostos sobre uma base.
Material:
- Palitos de dente sem ponta e coloridos com tinta guache – ao menos 15 de cada cor para cada aluno.
- Papel branco (sulfite ou A4) – 1 folha para cada aluno.
- Cola branca.
Atividade motivacional:
Reunir os alunos sentados em um círculo e oferecer a cada aluno cinco palitos de qualquer cor.
Apresentar propostas, para que as executem usando os palitos recebidos, como: formar um triângulo,
um quadrado, uma estrada, um carro, entre outras possibilidades.
A cada pedido, é possível que contem e constatem quantos palitos foram necessários para elaborar a
figura solicitada.
Encaminhamento metodológico:
1. Oferecer uma folha de papel e os palitos para cada aluno.
2. Propor que criem uma cena com os palitos recebidos. Incentivar a troca de ideias e instaurar um
clima de cooperação entre os alunos.
3. Após a passagem do tempo destinado a essa primeira etapa, solicitar que os trabalhos elaborados
sejam observados por toda a turma.
4. Solicitar que desmontem a cena que haviam elaborado para iniciar mais uma etapa da brincadeira.
5. Propor que elaborem uma nova cena com os palitos, porém, agora, sem comentar com os colegas o
que está elaborando.
6. No momento da divulgação dos trabalhos, o grupo de alunos deve adivinhar o que foi
Este conteúdo foi extraído do site www.editorapositivo.com.br 01/02/2011 Página 1 de 2
representado por cada um dos alunos, momento em que o autor da cena construída com palitos deve
fazer comentários e confirmar ou não as hipóteses levantadas pelos colegas.
7. Solicitar aos alunos que realizem a colagem dos palitos na folha, expondo os trabalhos no mural da
sala.
Avaliação:
Observar se, durante a atividade, os alunos:
- Procuram expor suas intenções por meio da construção com os palitos.
- Representam objetos por meio da combinação e disposição dos palitos sobre a folha.
- Identificam diferentes figuras e formas representadas pelos colegas.
- Expressam oralmente sua composição utilizando termos, como ao lado, em cima, embaixo, muito e
pouco, perto e longe.
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