domingo, 16 de fevereiro de 2014

 
 Projeto Carnaval
·                    Justificativa: pensando na criança como um ser social, que interage, explora e constrói conhecimentos, desenvolvemos este projeto pedagógico.
O trabalho com datas comemorativas deve ser compreendido como um direito da criança ao acesso aos elementos culturais e históricos da sociedade na qual está inserida. Isto inclui os festejos como o carnaval.
·                    Objetivo principal: desenvolver o interesse e a curiosidades pelo mundo social.
·                    Objetivos específicos:
*                    Trabalhar a criatividade;
*                    Desenvolver a linguagem oral e escrita;
*                    Ampliar o conhecimento de si mesmo e do mundo;
*                    Confecção de objetos com materiais reciclados;
*                    Desenvolver a coordenação motora;
*                    Reconhecer o carnaval como uma festa popular;
*                     Coletar dados sobre o carnaval;
*                    Desenvolver o gosto pela leitura;
*                    Estimular a percepção de ritmo;
*                    Trabalhar os conceitos de cores primárias.
·                    Duração: uma semana.
Desenvolvimento

Berçário e Maternal Baby

1º momento - Roda de conversa sobre o carnaval: Para isso, sugerimos a utilização da caixa de surpresas contendo os seguintes objetos: máscara de carnaval, boneco fantasiado e aparelho de som com duas marchinhas a serem trabalhadas.
Após apresentação das músicas, convidar as crianças á brincar de “Pirulito que bate-bate”, imitando os gestos da música (primeiro com a professora e depois em pares).
 Como atividade: confeccionar um pirulito de papel cartão, onde as crianças irão colorir a espiral com pintura a dedo. Depois de seca a tinta, colar os pirulitos em palitos de sorvete e convidar as crianças para dançar com seus pirulitos em mãos.

2º momento - Retomar a conversa sobre os aspectos do carnaval utilizando novamente a caixa com os objetos.
Em seguida, relembrar a coreografia da música “Pirulito que bate-bate”.
Após período de brincadeiras apresentar a música “mamãe eu quero” da seguinte forma:
*                    Pedir que ouçam a música;
*                    Estimular para que acompanhem cantando;
*                    Brincar de parar de dançar quando a música para.
Proporcionar uma atividade de identidade, onde serão colocadas as chupetas ou mamadeiras sobre a mesa e pedir que cada criança identifique a sua e coloque no pote. No momento em que a criança identificar o seu objeto à professora deverá lhe mostrar um crachá com seu nome e foto reforçando para a turma o nome da criança.
Como atividade: confeccionar chupetas em papel cartão para serem decoradas pelas crianças. Após secagem, as mesmas serão perfuradas e passar um lastex para ser usada pendurada no pescoço.
Deixar que as crianças dancem com  as chupetas.
  3º momento - Relembrar com as crianças os objetos da caixa e sua referência com o carnaval.
Em seguida confeccionar máscaras carnavalescas com as mãozinhas.  
As máscaras devem ser confeccionadas em EVA e enfeitadas pelas crianças com cola gliter, lantejoulas, botões ou fitinhas.
Em seguida, proceder com a confecção de uma máscara coletiva.
Culminância - Baile e exposição de todos os materiais produzidos durante o projeto.

Nível I
1º momento: Em roda de conversa, apresentar o tema que será trabalhado e quais atividades serão executadas.
Conversar, também, sobre situações que englobam a festa de Carnaval como, por exemplo, o uso de máscaras, fantasias e as músicas.
Como atividade, propor a confecção de um cartaz com desenhos que mostram alguns destes aspectos mencionados (ex: pintar um desenho com crianças em um baile de carnaval, com giz de cera).
2 º momento: Relembrar a conversa sobre o carnaval e propor  criação de bonecos de papel Kraft para serem enfeitados, coletivamente, com fantasias de carnaval (pirata, palhaço, bailarina ou mago).



3º momento: Em roda de conversa falar sobre o uso de máscaras (apresentar imagens de máscaras utilizadas em vários contextos: super-herói, carnaval em Veneza e em culturas indígenas).
Em seguida propor a criação de máscaras utilizando prato de papel ou embalagens de maçã.

Culminância: Baile e exposição de todo material produzido.



Nível II
1º momento: Em roda de conversa, trabalhar os aspectos históricos e culturais desta festa popular e promover comparações sobre como era comemorada antigamente e como se comemora hoje. Para isso fazer uso de imagens para que as crianças possam observar e comparar.
Propor uma pesquisa junto às famílias de como comemoravam o carnaval quando eram crianças.
Propor a confecção de um cartaz em papel Kraft, com as imagens de como se comemorava: ANTES e DEPOIS.
2º momento: Relembrar, utilizando o cartaz, os aspectos históricos e culturais do carnaval. Ressaltar que, antes os blocos de carnaval eram compostos por famílias que decoravam seus carros para desfilar em suas cidades.
Para ilustrar como os blocos saiam ás ruas convidar as crianças para brincar de trenzinho, percorrendo um trajeto determinado no parque, ao som de marchinhas de carnaval.
De volta à sala, propor a confecção de um carro alegórico a partir de materiais recicláveis. Ex: caminhão feito de caixa de ovos. Esta atividade pode ser feita em duplas.

3º momento: Para ajudar na fixação do conhecimento, propor a confecção de um livro grande (com folhas de cartolina) onde as crianças poderão resumir alguns aspectos do Carnaval:
·                    1ª página – desenho sobre carnaval;
·                    2ª página – colagem sobre as máscaras carnavalescas;
·                    3ª página – uma página para uma marchinha carnavalesca;
·                    4ª página – colagem ou desenho sobre fantasias.
Culminância: Baile e exposição do material produzido

Nível III
1º momento: em roda de conversa, apresentar aos alunos o projeto “Marchinhas de Carnaval” da seguinte forma:
·                    Providencie uma ficha com a palavra “Marchinha” e mostre aos alunos, questionando o que eles sabem a respeito dela (é importante que, neste primeiro momento, a professora não tente corrigir as hipóteses apresentadas pelos alunos). Após todos terem participado, apresente aos alunos duas marchinhas: As Pastorinhas e A Jardineira, explicando o que são marchinhas.
·                    Apresente um cartaz com a letra da música “As Pastorinhas”, procedendo com a leitura e audição da música. Busque incentivar os alunos a catarem junto com você.
·                    Convide os alunos para confeccionar um fantoche com sacos de pão (conforme orientações em anexo);

·                    Finalize pedindo que façam o registro (desenho) desta marchinha.
2º momento: Para trabalhar a marchinha “A Jardineira”, sugerimos que seja utilizado o recurso de contação de história, da seguinte forma:
·                    Apresente os personagens da história: a Jardineira (feita de garrafa pet com flores de papel crepom) e a Camélia (uma flor de papel crepom);
·                    Esboço da história:
®                Professora: - Olá minha linda Jardineira! Como você está? Você parece tão triste.
®                Jardineira: - Oi professora. Hoje estou muito triste mesmo.
®                Professora: - Mas o que aconteceu?
®                Jardineira: - foi uma de minhas flores, a Camélia. Ela caiu do seu galho e morreu (apontar para o chão onde está a flor caída).
®                Professora: - Sinto muito minha querida Jardineira! Mas não fique triste, pois você é tão linda como a flor Camélia que morreu. Afinal, você tem outras lindas flores plantadas em você!
·                    Finalize o momento da história com uma roda de música, para que as crianças aprendam a marchinha.
·                    Para fixação, confeccionar um cartaz coletivo com o desenho de uma jardineira (que pode ter o mesmo formato da apresentada na história) onde os alunos colarão flores de papel confeccionadas por eles.


3º momento: Apresente aos alunos a música “Vassourinhas” e explique que esta marchinha tem o seu ritmo conhecido como Frevo – uma dança típica do estado de Pernambuco (leve para sala de aula um mapa do Brasil e faça a relação de onde estamos e ode fica o estado de Pernambuco).
Mostre alguns vídeos sobre como se dança o Frevo:
Convide os alunos para confeccionarem sombrinhas de Frevo, conforme as instruções abaixo:





·                    Orientações: a imagem deve ser impressa em cartolina ou outro papel firme; ao invés de utilizar as fitinhas presentes na gravura, utilize fitilho.
Após todas as sombrinhas prontas, promova uma oficina de Frevo, onde os alunos irão praticar os passos vistos nos vídeos.

Culminância: Baile e exposição dos trabalhos produzidos durante a semana.